top of page

Como começar a destralhar e se sentir leve e organizada

Atualizado: 16 de out. de 2023


Como começar a destralhar e se sentir leve e organizada

Aprendi uma técnica muito valiosa no livro Peça e será atendido, de Esther e Jerry Hicks, para quem nunca destralhou a casa ou ainda tem dificuldade pra iniciar o processo, principalmente quando a desorganização dos seus ambientes te deixa estressado, desanimado, passa mais tempo procurando coisas do que usufruindo delas.


De acordo com esse livro, devemos arrumar a desordem para entender melhor. Todas as coisas possuem uma vibração própria e se vivemos rodeados de bagunça, de pilhas de coisas e enxergamos pendências demais a serem resolvidas e não resolvemos, criamos um ponto de atração ruim e que irá dificultar tudo.


Essa técnica de arrumar a desordem para entender melhor elimina os obstáculos e nos permite ficar livre deste atraso, enquanto que é bem rápida de fazer e também evita de jogar fora coisas que ainda poderemos precisar.


Vamos a técnica então. Junte umas 20 caixas do mesmo tamanho, a quantidade e tamanhos vão depender de quantas coisas acumulam seu ambiente e do tamanho médio destas coisas. Largue umas 6 caixas no centro de cada cômodo que precisa ser destralhado e organizado. Enumere as caixas. Separe fixas de papel ou um gravador de áudio, pode ser no celular mesmo.


A técnica consiste em pegar objeto por objeto e se perguntar se necessita daquele objeto imediatamente ou dentro dos próximos dias. Se a resposta for sim, deixe o objeto onde está. Se for não, então coloque o objeto em uma das caixas, anote na fixa ou grave no gravador, por exemplo: Caixa número 1 contém... e então liste as coisas que guardou lá. Faça isso rapidamente com todos os objetos.


Nesse momento, não é necessário ficar preocupado sobre jogar fora essas coisas, doar ou manter. Você apenas estará limpando seu ambiente. Após finalizar com todos os itens, você pode escolher um canto do cômodo para acomodar as caixas, um local em que não atrapalhem. Passado algumas semanas vai perceber que não precisou de todos os itens. Talvez tenha tirado de lá algo que precisou mas tenho certeza que a maior parte dos itens continua lá nas caixas. O próximo passo então é retirar as caixas de casa, pode guardar em um depósito, por exemplo. Passado mais algum tempo, talvez um ano ou dois, você perceba que pode se desfazer do conteúdo das caixas, abrindo espaço para novas coisas.


Logo que limpar o ambiente colocando tudo em caixas e retirando do caminho vai perceber um alívio, uma tranquilidade incrível. Ficará mais fácil organizar os itens que permaneceram e também, fazer a limpeza do cômodo, claro. Com isso você desfaz o ponto de atração ruim. Você cria equilíbrio e harmonia entre o ambiente e as coisas que o compõe.


Usei essa técnica quando comecei meu processo de destralhar e sentia muito medo de jogar fora itens que eu poderia precisar futuramente. Foi a melhor forma pra contornar essa resistência, saber que as coisas continuavam comigo, apenas não bagunçavam mais meu ambiente. Acho que de todas as coisas que coloquei nessas caixas, precisei de umas 3 ou 4 coisas de volta.


Hoje não gosto da sensação de guardar objetos em caixas e continuar com o sentimento de que continuam comigo, porque gosto de sentir mesmo que desapeguei dessa coisa, que me livrei dela porque não fazia sentido pra mim ter aquilo. Mas pra quem é muito apegado a suas coisas e tem dificuldade de jogar fora, essa sensação de tirar as coisas de vista mas saber que continua com elas, pode ser o método necessário pra conseguir desapegar.


Atualmente, já não faço mais essa técnica porque não completaria uma caixa se quer de itens. Estou tão habituada a manter somente o essencial que o que não for já sai logo de cara e na maioria das vezes já nem entra em casa.

Commentaires


bottom of page