Dificuldades com falta de propósito
- daiseibert
- 8 de abr. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 16 de out. de 2023
A falta de propósito pode paralisar muitas pessoas. Nem todo propósito te faz pular da cama todos os dias as 5 horas da manhã. Mas, em algum grau, quando temos um propósito e todos os dias avançamos um pouco que seja, já é o suficiente pra nos fazer sair da cama, mesmo se não for com aquela energia power.

5 indícios de que você está sem proposito na vida
A segunda-feira é o dia mais detestado da semana
Se os domingos a tarde já te deixam naquele desânimo, porque afinal, já está no finalzinho do tão aguardado final de semana e você não sabe o que fez para aproveitá-lo, ou não fez nada, esse é geralmente o primeiro sinal de que sua vida anda sem propósito.
Se você passa por isso é porque provavelmente o seu trabalho atual não o ajuda a alcançar os seus sonhos e objetivos. Pode ser aquele trabalho chato e necessário somente para pagar as contas e garantir comida na mesa, mas que não passa disso. E mesmo que seu trabalho lhe pague bem e você consiga alcançar sonhos materiais, muitas vezes ele sozinho não é o suficiente para você atingir a felicidade que tanto deseja. Velhos ditados já diziam: o dinheiro não traz felicidade. Mesmo clichê, é verdade. Muitas vezes um simples hobby consegue lhe proporcionar muito mais satisfação e felicidade.
A procrastinação se torna um problema real
Nosso cérebro é programado, por natureza, pra economizar energia e manter-se em repouso. Todos procrastinamos em alguma coisa, até aí tudo normal. Mas quando essa procrastinação começa a interferir na sua vida, no seu trabalho principalmente, aí temos um problema. É aquele projeto que está atrasado e você não tem vontade alguma de continuar. É aquela tarefa importante que precisa ser feita e que já se tornou urgente porque você não a fez quando era apenas importante. Desde coisas simples e principalmente as que demandam um pouco mais de esforço já não conseguem ser feitas nem mesmo há muito custo.
Amigos e relacionamentos ficam de lado
A base dos relacionamentos é a comunicação e o respeito. Quando estamos tomados pelo desânimo da falta de propósito na vida, perdemos a paciência para ouvir o outro, para interagir, ficamos mau humorados, reclamando, e todos os comentários saem negativos. Com isso as pessoas se afastam, e não demora pra nós mesmos nos afastarmos sempre mais das pessoas que são importantes pra nós.
Falta de organização e limpeza
Se a falta de propósito já causa indiferença e perdas das coisas mais importantes da sua vida, a falta de organização e de limpeza é outra consequência deste mesmo problema. Deixamos de arrumar nossas bagunças, de limpar a calçada, de lavar a louça e aos poucos essas tarefas vão se acumulando e tornando nossa vida um caos.
Saúde e vitalidade despencam consideravelmente
Você um dia percebe que seu corpo já não é mais o mesmo. Os quilinhos a mais viraram uns grandes quilos a mais e você não suporta a ideia de ir pra academia ou se esforçar para recuperar o peso normal e saudável, fica cansado só de pensar.
Um simples bolinho ou até aquele docinho da tarde caem feito pedra no estômago, causando gastrite, azia e outros mal-estares. Seu corpo já não reage às porcarias da alimentação como quando era mais novo.
Como resolver a falta de propósito?

Primeiro você precisará encontrar o que é mais importante pra você e isso será uma tarefa tanto mais difícil quanto mais tempo tiver sido tomado pelo desânimo. Se fosse tarefa fácil ninguém passaria pelos problemas da falta de propósito.
Existem diversas técnicas pela internet a fora que podem ajudar. Retiros vocacionais, acampar com amigos e outras atividades de laser podem descontrair nosso cérebro, diminuindo a tenção e trazendo pra superfície nosso lado mais essencial.
Na segunda etapa você poderá fazer anotações, listas de opções com prós e contras, que vão permitir a elaboração consciente das suas vontades e possibilidades. Determine que mudará sua vida e comece escolhendo mudanças para uma área da sua vida apenas. O melhor exemplo disso é o emprego, muitas pessoas estão presas a empregos que não agradam, que demandam mais força de vontade que elas podem dar. Talvez seja hora de procurar outra ocupação. Comece aos poucos, não precisa pedir as contas no dia seguinte, mas pode deixar de jeito aquele currículo, atualizar o perfil profissional no LinkedIn, conversar com conhecidos sobre oportunidades e vagas de trabalho em outras empresas.
E por fim, não se esqueça de que não está sozinho. Busque ajuda das pessoas. Se você observar seus relacionamentos verá que tem muitas pessoas que estão aí pra te ajudar, pra te apoiar, pra conversar com você. Muitas vezes apenas não prestamos atenção suficiente, mas a ajuda sempre esteve ali. E, claro, não se esqueça que tem muitos bons profissionais, terapeutas e especialistas que podem te ajudar.
Como eu passei pela fase da falta de propósito
Muitas vezes me perdi no meio do caminho e meu principal questionamento era sobre qual seria meu propósito, será que estaria vivendo minha missão de vida ou apenas fazendo o que dava pra fazer e não o que eu poderia fazer que me levasse a atingir meu propósito maior.
Dizem que a cada 7 anos uma parte nossa morre e outra nasce. Dos 0 aos 7 anos, dos 8-14, 15-21, 22-28, 29-35 e assim por diante. Essa parte nossa que morre e renasce outra pode ser nossos objetivos, nossas vivências, sonhos, personalidades que vamos deixando pra trás e tantas outras coisas que podemos nos livrar e evoluir.
Posso dizer que, segundo esse ciclo de 7 anos, na minha quarta morte e nascimento, eu consegui sair do ciclo da falta de propósito e dos objetivos nem tão propósitos assim.
São fases que serão diferentes pra cada pessoa. Alguns vão bater mais a cabeça que outros, e está tudo bem. Lembre-se que tudo passa, uma hora ou outra.
Comments