top of page

O Poder das ervas na FitoMagia

Atualizado: 16 de out. de 2023


O Poder das ervas na FitoMagia

A bruxaria e, principalmente, as bruxas, sempre foram muito mal interpretadas e mau faladas e isso ainda perdura um pouco atualmente. Mas aqui neste blog não falaremos das bruxas dos livros de terror, pregados pelo patriarcado e cristianismo, falaremos das bruxas da vida real, que nada mais eram que mulheres que usavam o poder das plantas para promover curas. Essas mulheres possuíam um profundo conhecimento sobre a natureza e suas aplicações medicinais. Geralmente viviam isoladas, em florestas, campos e locais de fácil acesso a grande variedade de plantas. Atualmente já temos muitos bruxos homens que realizam magias igualmente poderosas usando a natureza como provedora.


A FitoMagia é a ligação entre natureza e magia. As plantas possuem propriedades mágicas essenciais para praticarmos fitomagia, também chamada de Bruxaria Natural. Conectar-se às energias emanadas pela natureza é um dos princípios fundamentais da FitoMagia.


Todo esse conhecimento valioso e ancestral quase se perdeu em meio há séculos de perseguição do patriarcado, que temia o poder do conhecimento e da sabedoria das mulheres, adquirido através da natureza. Felizmente, nos dias de hoje, é possível ter um canal como este blog com assuntos do tipo e levar isso à toda e qualquer pessoa que queira aprender, estudar e aplicar esses conhecimentos. Nesse intuito, faremos deste canal um repertório de conhecimentos, práticas, conceitos e muita informação.


3 maneiras poderosas de usar o poder da natureza


Chás e Ervas

O modo mais clássico de todos. Quem nunca bebeu aquele chá quentinho da tarde?

O chá nada mais é que uma poção mágica feita com ervas que lhe proporciona os benefícios específicos conforme a planta consumida. Os chás podem ser preparados por meio de infusão, decocção/cozimento ou maceração. O método utilizado vai depender de qual parte da erva você fizer o chá. Você também pode usar as ervas para aplicação utópica, ou fazer compressas.


Incensos Naturais

Os incensos podem ser feitos a partir de uma variedade gigante de ervas e aromas. As ervas deverão estar bem secas para queimarem facilmente e liberarem o aroma mais concentrado e puro. O incenso pode ser preparado com apenas uma erva ou com diversas, buscando sempre combinar as ervas de acordo com a intenção mágica. Para cada intenção existem ervas específicas, com vibrações e aromas que vão emanar e atrair situações semelhantes à da planta.


A queima do incenso representa a transformação da matéria (carvão e ervas) em espírito (fumaça e aroma). A união dos reinos mineral e vegetal, representados pelo carvão e pelas plantas, é possível através da atuação do elemento fogo. A fumaça que se espalha pelo ar alcança o plano espiritual por onde todas as energias, pensamentos e emoções transitam para chegarem em seus devidos lugares.


O incenso também pode ser usado para fins terapêuticos, aliviando males como ansiedade, estresse e depressão, melhorando a circulação sanguínea, melhorando o sono, reduzindo cicatrizes e fortalecendo o corpo. O incenso ajuda, também, no processo de concentração para meditação.


Banhos de Ervas e Escalda-Pés

O poder da natureza está aí pra ser acessado de diversas maneiras, incluindo em banhos. Um banho de ervas é um ritual que promove uma troca energética, através da vibração e das propriedades das ervas, entre pessoas e a natureza. As ervas possuem um padrão de vibração único e desta forma conseguem moldar nossa aura de acordo com o padrão que emanam. Lembrando que o nível de atuação vai depender das correspondências mágicas e terapêuticas de cada erva, assim como sua potência.


O banho mágico é preparado misturando-se ervas e água quente, como se fosse chá, mas com quantidade suficiente para se banhar nele. O elemento água é o único dos quatro elementos da natureza que absorve pra si as impurezas. Esse banho também pode ser feito com leite, unindo as propriedades mágicas com a nutrição e hidratação do leite. Sabonetes feitos à base de ervas também são uma ótima opção, podem ser usados no dia-a-dia promovendo frescor e relaxamento.


E não podemos deixar de mencionar o famoso escalda-pés. Nessa técnica você irá adicionar ervas e água quente em uma bacia, balde ou recipiente que cubra com água até os joelhos, ou pelo menos o mais próximo do joelho. As propriedades das ervas serão absorvidas pelos nossos pés e pernas e distribuídos para todo o corpo, sem contar que é uma ótima técnica para se fazer nos meses mais frios, principalmente antes de dormir. Nesse caso, além dos benefícios terapêuticos das ervas, você também desfrutará de uma ótima noite de sono.

Comments


bottom of page