Criatividade: Ela está com você?
- daiseibert
- 17 de set. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 16 de out. de 2023

O QUANTO VOCÊ É CRIATIVO?
Todos somos criativos em alguma coisa. Alguma pessoas, no entanto, com criatividade acima da média, pensam e agem de forma diferente que qualquer outra pessoa. Possuem uma maneira própria de enxergar o mundo e de lidar com situações que ocorrem durante sua caminhada.
Veja abaixo algumas dicas/sinais pra ajudar você a identificar seu lado criativo.
PESSOAS CRIATIVAS:
1 – Se inspiram nas horas menos esperadas;
2 – Eles sonham o tempo inteiro;
3 – Enxergam o mundo com olhos de criança;
4 – Cometem falhas, muitas, mas irão sempre tentar de novo;
5 – Eles se perdem no tempo;
6 – Eles trabalham enquanto você dorme, e dormem enquanto você trabalha;
7 – Onde a maioria das pessoas vê dificuldade, eles veem oportunidade;
8 – Eles se apaixonam por suas obras e as odeiam no dia seguinte (e vice-versa);
9 – Estão sempre à procura de novas formas de se expressar;
10 – Eles procrastinam;
11 – Não gostam de limites;
12 – Não gostam de números;
13 – São grandes observadores;
14 – Estão sempre fazendo novas experiências;
15 – Eles recomeçam tudo de novo;
16 – Mandam eles arrumarem um emprego “de verdade”;
17 – Eles amam. Amam a vida, amam as pessoas, amam os animais, amam a beleza. O seu amor pela vida é contagiante, e se você tem alguns amigos assim, fique com eles. Eles vão fazer sua vida um pouco mais bonita.
COMO ESTIMULAR O POTENCIAL CRIATIVO?
Alguns comportamentos que podem te ajudar a ter mais ideias significativas e valiosas.
1 - Estude seu próprio comportamento criativo
Recorde os momentos em que a sua criatividade veio à tona e procure definir os elementos, horários, locais e situações em que você mais experimenta novas ideias, e tente explorá-los com maior frequência.
Outra dica é tentar tornar o seu ambiente de trabalho mais estimulante, introduzindo essas características para favorecer o seu processo criativo. Explore cores, sons, odores, temperatura e o que mais for preciso para despertar o gênio que existe em você.
2 - Seja um observador
A simples observação do ambiente pode ser crucial para garantir uma entrega de qualidade. Vivemos em tempos nos quais a nossa atenção está quase sempre presa às telas e, com isso, deixamos de reparar em toda a riqueza de informação que existe ao nosso redor.
3 - Analise diferentes cenários
Antes de entregar um trabalho, procure enxergar o que poderia ter sido feito de diferente. Pessoas criativas são reconhecidas por estarem frequentemente incomodadas pelo senso comum e, por isso, estão sempre imaginando cenários alternativos para as mais variadas situações, inclusive, para seus próprios inventos e considerações.
4 - Consuma arte
Existe muita inspiração por trás da criatividade e, portanto, é fundamental nutrir sua mente com coisas que possam te inspirar.
Leia livros inspiradores, aprecie uma boa música, filmes, fotografias, pinturas ou qualquer outra coisa que desperte algo dentro de você. Use a criatividade dos outros como um combustível para a sua!
5 - Exercite suas melhores habilidades
Não precisa ser o seu trabalho principal, pode ser um hobby ou esporte que você adora e, quando o pratica, se entrega por completo. Qualquer tipo de aprendizado contribui para o enriquecimento das suas futuras ideias.
6 - Reserve momentos de ócio
Não pense que bancar o workaholic fará de você um profissional super produtivo. Seu corpo não funciona como um computador e tentar trabalhar como um só trará danos à sua saúde.
7 - Se mantenha antenado
Já se foi o tempo em que os estudos e competências se mantinham sólidos por décadas. Hoje, tudo se transforma com uma surpreendente fluidez e, por isso, é imprescindível que um profissional se mantenha atualizado.
8 - Crie desafios
Realmente, abandonar o aconchego e a segurança do círculo de atividades e comportamentos com os quais já nos habituamos não é nada fácil. Tudo está contra você, inclusive, sua própria fisiologia, que insiste em mantê-lo por anos a fio repetindo os mesmos padrões, muitas vezes, problemáticos.
Uma forma de exercitar a sua criatividade nesse sentido é se expor a pequenos desafios diários, como puxar conversa com alguém de fora do seu círculo de amizades, sair para caminhar ou treinar mesmo sem muita disposição, tentar preparar um jantar, enfim, crie o hábito de se desafiar até passar a se divertir com isso.
9 - Procure inputs diferentes
Se a criatividade pode ser desenvolvida de maneira combinativa, quanto mais variados forem os seus inputs, mais ricas serão as suas ideias. O problema é que nos acostumamos a vivenciar e consumir quase sempre as mesmas coisas.
Entretanto, são as experiências que fogem do nosso habitual que mais transformam o nosso modo de pensar. Esse exercício consiste em ouvir opiniões diferentes sem julgar, ler livros e ver filmes que nunca imaginou apreciar, comer algo totalmente diferente daquilo a que está acostumado, ou seja, abrir a cabeça para novos conteúdos e sensações.
EMOÇÕES POSITIVAS PARA SUA CRIATIVIDADE?
Você sabia que pessoas mais felizes são mais criativas, produtivas e bem-humoradas? É isso mesmo, de acordo com as pesquisas realizadas no Fórum Global de 2011, da ONU, pessoas que cultivam emoções positivas têm mais criatividade e são mais felizes.
Uma das mais conhecidas teorias do ramo da psicologia positiva que fala sobre a criatividade, é a Teoria Broaden-and-Build (Ampliar e Construir), desenvolvida pela Dra. Barbara Fredrickson, da Universidade da Carolina do Norte.
O estudo explica que quando sentimos emoções positivas, somos capazes de ampliar nosso repertório mental, levando a comportamentos mais saudáveis e a pensamentos mais criativos e eficazes.
Outro estudo conduzido pela Universidade de Western Ontario mostrou que pessoas que ouviram músicas alegres foram mais propensas a pensar de forma inovadora e a resolver problemas do que aqueles que não foram expostos, sugerindo que haja a necessidade de criar um ambiente positivo propício para que a criatividade possa florescer.
Comments